domingo, 17 de janeiro de 2016

Conceito - Estilo Visual - Caricatura



Uma coleção de Caricaturas de personalidades que mudaram a história de Curitiba.






Da escolha do estilo visual

Petit Pavê, um tipo calçamento que é motivo de muita discussão entre a população e a administração, gerou artigos jornalísticos, um livro escrito pela arquiteta  Lúcia Torres de Moraes Vasconcelos, cursos de aplicação, vídeos e também assunto para ambientalistas. 

Porém é um patrimônio histórico que dá identidade à muitas cidades do Brasil. Em Curitiba estão registradas imagens icônicas criadas pelo movimento paranista que são fortes símbolos consagrados pela população.  

Defendo sua preservação, mas em outros suportes. O artesanato e as casas de lembranças  conhecem-no muito bem.


A Caricatura pode ser uma delas, manifestação gráfica que também tem sua tradição. Lembro que Curitiba, é berço do mais antigo desenhista humorístico do Brasil: João Pedro “ O Mulato”. Suas obras são datadas entre 1807 a 1819 e foram encontradas em Lisboa pelo historiador Newton Carneiro. Cito também os pioneiros: João Antonio de Barros Junior (1870), o catalão Narciso Figueiras (1887) e Alceu Chichorro (1900).

Eu também desenho, porém sou de uma geração mais nova. Produzo desenhos animados, sou ciclista e também caricaturista. Assino meus trabalhos como Tadao.



O que me motivou 

Parece que não sou eu que vou atrás das histórias, mas elas que vem até a mim. Histórias casuais de personagens que talvez nem compreendessem a importância de seus feitos. E tempos depois a sociedade percebe os desdobramentos de seus atos.

Adquiri do meu pai, que foi taxista do Correio Velho entre 1953 até 2008, o interesse por informações de personalidades desta cidade, sendo que, alguns também foram seus amigos e passageiros. 
Minha pesquisa também é, e muito, influenciada por colegas que também gostam de colecionar personalidades curitibanas.  
O resultado destes estudos evoluiu de uma simples lista e anotações para uma coleção de mais de 100 desenhos, até o momento.






A escolha dos “Ilustres Curitibanos” tem o objetivo de homenagear e reforçar sua importância para a cidade. 

Muitos salvaram vidas, outros ensinaram, construíram, ou até simplesmente provocaram sorrisos, transformaram e desenvolveram nossa cidade. Alguns são lembrados dando seus nomes à logradouros. Alguns não nasceram aqui, mas contribuíram nos diversos setores da sociedade. 

Obviamente posso ter cometidos injustiças, que no decorrer do processo irei corrigindo. Não tenho formação jornalística e nem de historiador, apenas estabeleço critérios analíticos de repassar fatos obtidos de fontes confiáveis. 

Há situações de nomes importantíssimos que não figuram na minha seleção por não encontrar uma imagem confirmada e condigna ou que não permitisse a confecção de uma caricatura.

Minha maneira de demonstrar ou reforçar o reconhecimento pelos esforços destes cidadãos é registrá-los com o que faço prazerosamente, que é desenhar. 

Se alguém da listagem se sentir ofendido ou menosprezado, peço que me contacte e retirarei tão logo receba o comunicado.

Enfim, espero que todo esse material seja um avanço social para a história desta capital que é famosa pelo urbanismo, qualidade de vida e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário